quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

Gente legal que já conhecia - e conheci ainda melhor - durante a viagem

Ter dividido um quarto no Hotel Nacional de Havana com o professor Carlos Gomes (na foto, fruindo um Cohiba de primeira) foi uma aula de história e sociologia.
Erudição em pessoa e viajado paca, Carlos foi casado com minha mãe por dez anos, e durante esse período - eu devia ter uns 6 ou 7 anos quando eles casaram- aprendi a admirar seu jeito peculiar de demonstrar carinho, uma falsa rudeza que tenta esconder o sujeito afável que ele é.
Carlão se formou em sociologia nos anos 70 em Paris, e ao longo da vida virou socialista de carteirinha. Foi conhecer Cuba na esperança de ver as benesses do regime de Fidel.
Não viu. Bastou caminhar uma tarde pelas empobrecidas ruas de Havana, ver os casarões históricos caindo aos pedaços e a tristeza no olhar do povo, privado de liberdade e sem acesso à informação, para o professor cair num choro que ele só conseguiu conter até trancar a porta do quarto 704 do Hotel Nacional.
*
*
*
Fora esse episódio, foi divertidíssimo viajar com Carlone e rir das histórias que ele contava, cheias de personagens louquíssimos daquela Europa ainda mais louca dos anos 70. E ele ainda me ensinou a fumar charuto, e sabe o quê? Gostei. De verdade.

4 comentários:

Giorgia disse...

Que post chique! :P

Caio disse...

tênquis, Gigi.
Chique no úrtimo!

Dauro Veras disse...

Como é bom ter bons companheiros de viagem. E na viagem. Ah, o teu banho de mar tá reservado aqui. A agenda de comemorações DVeras 40/20 vai prosseguir pelo ano todo.

Anônimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! 80&aposs popular pill dieting mexico bass fishing discount diet pills pharmacy