quinta-feira, 24 de novembro de 2005

A cachorrada de Dona Assumpta


Hoje é aniversário da Sra. Assumpta Doralile Gáspare Cardoso, minha avó materna, que sempre foi para mim o maior exemplo de amor, otimismo e desapego na família Cardoso. Vó Sunta ama animais, especialmente os cães. Hoje em dia ela tem "apenas" nove cachorros - chegou a ter 18 - no grande quintal de sua casa em Mogi das Cruzes. Não bastasse, ainda alimenta com arroz e miúdos de frango - eles não curtem ração - mais 15 ou 20 vira-latas das ruas de sua cidade, de segunda a segunda. Até parou de pescar porque não aguentava ver o pobre peixinho agonizando com o anzol atravessado na boca. É São Francisco de Assis de saia.
Tenho sorte de ter nascido seu neto. Ela me ensinou que gentileza vale mais que grosseria, me ensinou a respeitar a todos e nunca, jamais, em hipótese alguma maltratar qualquer bichinho que ande pelo planeta. A cachorrada agradece.
*
*
*
Ainda vou falar da Vó Olga - Deus a tenha - , mas em outra ocasião.